A CONFRARIA

A confraria 27 é um núcleo de pesquisa artísticas, existente e resistente desde 2014, com o intuito de experimentar no corpo e levar à cena questões pertinentese urgentes da contemporaneidade.

Quem Somos

Histórico

Confrades

Projetos

Ações Sociais

Núcleo 27

Celeiro Azul

Notícias


LISTA DE SELECIONADOS MOSTRA OCUPE

A mostra OCUPE céu aberto inicia em 2017 de maneira colaborativa e assim permanece até a presente edição. Estamos radiantespor manter a mostra viva e ainda mais contentes em poder gerar renda e beneficiar outros agentes culturais para além da Confraria 27 e para além da região do Vale do São Francisco. Hoje a mostra inicia um novo percurso, com uma versão completamente virtual, respeitando o contexto da pandemia e traçando estratégias de auxílio e manutenção dos grupos de maneira segura e consciente no que diz ao enfrentamento ao Covid-19. Agradecemos imensamente a todos os artistas, grupos, cias, bandas e coletivos que acreditaram no nosso projeto e dispuseram os seus trabalhos para compora programação da nossa mostra. Salientamos que o atraso na divulgação da mostra foi por um bom motivo, devido a imensa quantidade de inscrições e em respeito aos artistas precisamos de mais tempo para analisar criteriosamente e com carinho as propostas dentro do recorte da mostra e apresentar um resultado idôneo e legítimo. Aos amigos com as propostas indeferidase/ou suplentesinformamos que o seu trabalho ficará no nosso banco de dados para seleção e/ou convites nos futuros projetos. A todos, sejam os artistas da programação e os que nos acompanharão prestigiando a mostra, afirmamos que seguimos juntos fazendo e sendo a Arte que queremos para trazer luz aos dias obscuros. Gratidão



LISTA DE SELECIONADOS MOSTRA OCUPE.

Publicado em 19/02/2021

Chamada publica “Preto é rei”

Lista de selecionados para o projeto 'Preto É Rei' contempla artistas de diversos territórios baianos.
 
Obras serão publicadas em um livro de Artes Visuais pelo Programa Aldir Blanc BAO projeto 'Preto É Rei', que visa dar visibilidade e destaque aos artistas negros da Bahia,divulga sua lista de selecionados contemplando cinco propostas e quatro territórios baianos diferentes. As obras irão compor um livro de Artes Visuais que será lançado em março, emversões impressa, audiobook e virtual.
 
A lista foi definida após um grande processo de curadoria, que analisou uma média de 30 propostas recebidas. "Agradecemos à todos os candidatos que disponibilizaram seus projetos para compor esse trabalho. Salientamos que, quem não foi selecionado, sua inscrição e seu contato estarão no nosso banco de dados e não foram descartados. Esperamos em breve, umanova edição trabalhar com os outros talentosos artistas que agora compõe esse mapa baianolevantado nesta edição", informou a curadoria.
 
O contato com os selecionados para questões de produção será feito nos próximos dias. Cadaum recebe prêmio no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) e exemplares da publicação. Todos os detalhes podem ser acessados nas redes sociais da equipe: Instagram (@confraria_27) eFacebook.com/confrariadanca27.
 
O projeto é incentivado pelo Edital Jorge Portugal do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
 
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério doTurismo, Governo Federal.
 
[T] Adriano Alves / Virabólica Comunicação


Lista de propostas APROVADAS na chamada pública “Preto é Rei”.

Mais informações: https://instabio.cc/3010718yTT1vL/

Publicado em 11/02/2021

ATENÇÃO

Publicado em 10/02/2021

CHAMADA PÚBLICA

Publicado em 10/01/2021

Exposição COREO GRAFIA

A exposição intitulada “Coreo Grafia”, dos artistas Rafael Sisant e Wendell Britto é resultado do projeto de pesquisa em Artes “coreo-grafia na periferia: Investigando os afetos e o entre-lugar do desenho e da dança” incentivado pelo edital Funcultura Geral 2017/2018. Os interpretes-pesquisadores trazem a publico as leituras residuais – os desenhos livremente inspirados na dança – termo cunhado na pesquisa para identificar as grafias, uma espécie de releitura das obras cênicas. As imagens fugazes dos espetáculos de dança ganham um recorte poético para além do registro da cena, os desenhos fazem emergir a poesia presente na atmosfera criada pelos corpos dançantes, (seja no palco do teatro ou no palco da vida), capitada através da interpretação individual do observador. Por isso te convidamos para mergulhar nos universo evocados em cada grafia nossa. A vernissage será dia 04 de Dezembro, às 18h no Coletivo casa que fica na rua das Umburanas, 155 - Areia Branca, Petrolina – PE (Próximo ao bodródomo).

Publicado em 26/11/2020

Exposição CORPOS EM RISCOS

A Confraria 27 convida você a conhecer nossa pesquisa em Artes através da exposição “corpos em riscos”, que reúnem obras que são resultados da intersecção entre Desenho e Dança, peças que carinhosamente nomeamos de corporeografias e ranhuras corporeográficas. A realização desse projeto só foi possível de acontecer em virtude do incentivo de edital Funcultura Geral 2017/2018 que subsidiou as investigações por oito meses. Nessa etapa do projeto celebramos o caminho percorrido, as errâncias, os afetos e descobertas dos corpos que se arriscaram a desbravar uma seara desconhecida e de inúmeras incertezas, expuseram-se ao risco de ser/estar artista, compreenderam os perigos inerentes a sua existência e abandonaram-se no papel em busca duma coreografia autoral. Nas obras você verá o tempo, as personas, as marcas, os vincos, os rabiscos e rastros de algo que um dia se fez dança. A vernissage será dia 04 de Dezembro, às 18h no Coletivo casa que fica na rua das Umburanas, 155 - Areia Branca, Petrolina – PE (Próximo ao bodródomo).

Publicado em 26/11/2020

Curta Video com Verba Curta

Inscrições Encerradas

Publicado em 23/09/2020

Curta Video com Verba Curta

Luz, câmera, ação...
Os olhos sensíveis do artista são capazes de enxergar [...] Eles olham a gente pelas frestas na vida"

Os olhos da Confraria 27 abrem, através deste edital, fissuras na vida para que mais olhos perspicazes recriem mundos através do produções audiovisuais. Esse edital financiará criações de videoartes, videodança, videoclipes, mini documentários e curtas metragens autorais do artistas e produtores culturais de Petrolina-PE. O material resultante das produções fará parte da mostra de Arte homônima, "Curta vídeo com verba curta.

A presente chamada pública “Curta-vídeo com verba curta” é um edital de incentivo à produção audiovisual da cidade de Petrolina, o presente edital é resultado de incentivo do Edital Microprojeto Cultural 2018/2019, publicado no D.O.E. de 09/01/2020 pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, órgão gestor do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - FUNCULTURA – PE.

Mais informações: https://curtavideocomverbacurta.blogspot.com/

EDITAL CURTA VÍDEO COM VERBA CURTA

Publicado em 17/08/2020

Inscrições Núcleo27 2020

Em 2017 nosso bando pousou no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) das Águas e lá fez seu ninho, percebemos que o ninho ficou grande demais para nós e por isso abrimos nossos corações e adotamos outros passarinhos, daí nosso bando cresceu. Passamos momentos únicos como uma grande família que o universo nos presenteou. Toda família tem aqueles que ficam e aqueles que partem, e não foi diferente com a gente, alguns dos nossos passarinhos alçaram seus voos para longe e marcam a nossa história com afetos e poesias. Esse é um novo ano e o nosso ninho se abre para receber novos passarinhos.   

EDITAL PARA INSCRIÇÕES 2020

Publicado em 10/03/2020

Mostra Céu Abertu OCUPE

É com imensa alegria que abrimos a terceira edição
da mostra céu aberto realizada pela Confraria 27, núcleo
de pesquisas em Artes. A mostra visa apresentar os resultados dos
trabalhos de pesquisa da equipe C27 durante o ano vigente. Esses
trabalhos são realizados dentro do projeto OcupaCEU 27,
realizado no cine-teatro do CEU das águas, localizado
na periferia de Petrolina-PE com a autorização da secretaria
de cultura do município.

Em 2019 a C27, em bando, se manteve planando espaços
inóspitos que eclodiram com a nova realidade política que assolou
os céus do país. As pesquisas foram mantidas na esperança de
encontrar lugar seguro para aninhar-se. Segurança em dias
de barbáries, é uma utopia, mas sonhar continua sendo preciso.

Nem só de sonho vive o homem. Sonhos devem se realizar,
e assim o fazemos. Essa edição está sendo realizada a muito custo,
com recursos próprios e muita certeza que fazer Arte no
interior do Nordeste brasileiro é um ato político. Mas como produzir
Arte em meio a um solo fértil, mas de recursos escassos?

Somos seres alados em nosso ofício, a Arte nos absorve e
nos permite etéreos, diluídos e mutantes. Esse poder aliado a
resiliência inerente ao oficio de artista nos move e alimenta
nossas motivações e por isso ainda estamos aqui (r)existindo.
Somos marginais.

Nesta edição da mostra céu aberto comemoramos
os 5 anos de (r)existência da Confraria 27 no Vale do São Francisco.
Para brindar a nossa existência a equipe curatorial formada
por Rafael Sisant, Wendell Britto, Sandriele Gomes, Agda Terra e
Valéria Carvalho criou um recorte que resume a nossa trajetória.
[O Corpo Urbano Poético e Escasso]

Esse tema surge da questão: Quais são os conflitos e
paradoxos que atravessam um corpo marginalizado?
Em soma a pergunta acima surge outra: O que resta
ao corpo ao qual é imposta a escassez? Ocupar os espaços urbanos e
se fazer visível em suas potências ensaia uma resposta possível.
Então vamos para as ruas mostrar a que viemos . venha conosco e
OCUPE

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AQUI

Publicado em 10/11/2019

Barcool Fest

Barcool surge de uma provocação que ecoa e atravessa há muito tempo as poéticas da Confraria 27. Barcool é um quadro vivo da contemporaneidade. Ele dá voz aos grupos não hegemônicos. Havia a necessidade de se falar sobre as barbáries vividas por nós numa sociedade extremamente preconceituosa, segregacionista e excludente. Culturalmente somos a reunião de indivíduos sociais marginalizados, sem lugar de fala e diariamente violentados física e simbolicamente. Então Reunimos em Barcool todos os signos desses indivíduos que são identificados como “minorias sociais” e lhes damos uma oportunidade de ascender, de aparecer no palco e brilhar na cena, à ideia é fazer com que o publico possa se ver nas sátiras e nas criticas sociais postas nas entrelinhas e ocultas nas brincadeiras e na diversão de uma atmosfera burlesca e que possa também refletir, a partir da noção ocidental de sensualidade trazida para a estética do trabalho, sobre a sua própria sexualidade, seus preconceitos e o seu papel politico e social na contemporaneidade

Local do Evento: DUO - Petrolina, PE
Data e Horário:29 de novembro de 2019, 21h
Mais informações acesse o link: http://confraria27.com/barcool ou https://www.sympla.com.br/barcool-fest__698655

Publicado em 30/10/2019

Convocatória

Atenção universitários, estão abertas as inscrições para o preenchimento de vaga de estágio remunerado nos projetos de pesquisa da Confraria 27. Ficou interessado? Envia, para o e-mail: confraria27@gmail.com os documentos:

1. Comprovante de matrícula
2. Currículo artístico e comprovações
3. Foto do rosto
4. Carta de intenção

Edital para vaga de estágio no projeto: Coreografia na Periferia

Edital para vaga de estágio no projeto: Corpos em Risco

Publicado em 22/07/2019